Mercúrio retrógrado: entendendo a "confusão"

Nesta quinta mercúrio inicia seu primeiro período de movimento retrógrado dos três que fará em 2014. Mas o que é o movimento retrógrado de um planeta? que consequências ele traz para a nossa vida prática?

Em primeiro lugar é preciso dizer que todos os planetas, à exceção da Lua e do Sol, possuem movimentos retrógrados. A retrogradação de um planeta nada mais é que uma ilusão de ótica astronômica, já que nenhum planeta verdadeiramente "anda para trás". O que ocorre é que, observados do ponto de vista da Terra,  a variação de distância, velocidade e interseção de órbitas dos planetas dá essa impressão de recuo. Se os próprios astrônomos consideram esse fenômeno como aceitável, mais ainda os astrólogos, que entendem a retrogradação como uma alteração básica da função de cada planeta com influência sobre o seu simbolismo astrológico.

Como Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol é o que retrograda com mais frequência e cada vez mais se populariza a frase "isto é culpa de Mercúrio retrógrado"! O fato é que este planeta, regente dos signos de Gêmeos e Virgem, controla nossos mecanismos e sistemas de comunicação, e acredita-se que seu período de retrogradação (21 dias) costuma afetar todos esses meios e até nossa própria mente e capacidade de nos comunicarmos. Não é pouco não, né gente, rs. Mas todos podemos, e devemos, manter a calma. Se a época não é das mais propícias a iniciarmos palestras e cursos, se a confiabilidade dos sistemas de comunicação ficará menor ainda - não vamos nos desesperar. No próximo dia 28 tudo volta ao normal, rs. Enquanto isso, vamos aproveitar para repensar as coisas. Uma retrogradação não é de todo ruim, de fato é uma chance para analisarmos melhor a forma como nos comunicamos e, quem sabe, fazer uma limpeza nos HDs da vida. Boa retrogradação para todos!


Comentários

Postagens mais visitadas